Sobre a Revista
Docomomo Brasil
Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Vizinhanças do Movimento Moderno
O Docomomo — International Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement —, é uma organização não governamental com representação em mais de 70 países e mais de 3000 filiados nos continentes: Europa, América, África, Ásia e Oceania por meio de suas representações no âmbito nacional.
Fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda, experimenta uma rápida expansão não somente no campo da preservação, alcançando o da cultura arquitetônica. Seus membros provêm das mais diversas áreas, unindo historiadores, arquitetos, planejadores urbanos, paisagistas, preservacionistas, professores, estudantes e órgãos públicos.
As missões do Docomomo são a salvaguarda e a preservação de obras do Movimento Moderno por toda a parte, a troca de ideias sobre tecnologias de conservação, história e educação, o resgate do interesse pelos ideais, pela herança do movimento moderno e pela sua documentação, e o suscitar da responsabilidade para com essa recente herança arquitetônica.
O Docomomo Brasil foi criado em 1992, no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia – UFBA (atual PPGAU/UFBA), configurando uma rede que inclui não apenas pesquisadores, mas também profissionais de órgãos de preservação, de escritórios de arquitetura, jornalistas etc..
O Docomomo Brasil realiza inventários, campanhas de divulgação e preservação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes relacionadas ao Movimento Moderno, lutando contra a descaracterização de nosso patrimônio.
Realiza desde 1995 tanto seminários nacionais, com periodicidade bienal, quanto seminários regionais e locais, produzindo diversas publicações.
Constituiu-se juridicamente como uma associação desde 2000, tendo mantido uma média de 150 associados.
O periódico tem como objetivo a divulgação de pesquisas, documentos, depoimentos, entrevistas, dossiês, projetos e resenhas bibliográficas na área da documentação, conservação e preservação das diversas manifestações do Movimento Moderno.
Sob tais emblemas, convidamos pesquisadores, estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins a enviarem suas contribuições. Os artigos devem ser originais e inéditos e não podem estar sendo avaliados por outra publicação.
Periodicidade da publicação
A revista DOCOMOMO Brasil é uma publicação semestral.
Números especiais poderão ser publicados a critério do conselho editorial.
Livre acesso
A revista é acessada online de forma gratuita, atendendo ao princípio de democratização do conhecimento científico para qualquer público, desde que sejam resguardados os princípios éticos que embasam a ciência e a política nacional de direitos autorais. Esse princípio foi estabelecido originalmente no projeto Public Knowledge Project
Idiomas em que serão aceitos os artigos
Os idiomas aceitos para publicação são o português , espanhol e inglês.
Processo de avaliação pelos Pares
A Revista Docomomo aceita apenas artigos submetidos pelo sistema OJS, não sendo aceitos artigos submetidos por email. Artigos que não cumpram as normas da revista serão imediatamente rejeitados. Todos os artigos que forem aprovados na 1ª e 2ª etapas de avaliação (ver próximo item) são submetidos à avaliação cega por dois avaliadores - Double Blind Peer Review, sendo os avaliadores especialistas no tema do artigo. Serão publicados os trabalhos inéditos que na avaliação do Conselho Técnico-Científico contribuam, direta e indiretamente, para a reflexão e o debate na área de arquitetura e urbanismo, conforme as seguintes etapas de avaliação:
1ª etapa - Avaliação pelo editor
Os manuscritos submetidos à publicação serão avaliados segundo as normas adotadas pela Revista Docomomo, considerando a relevância do tema da pesquisa, o escopo da revista, a estrutura do artigo, a metodologia, a qualidade da escrita e a pertinência das referências utilizadas. Os manuscritos que não atenderem a esses critérios serão indicados para nova submissão revisada ou imediatamente rejeitados.
2ª etapa - avaliação de plágio
O manuscrito será submetido à detecção de plágio com a ajuda de um software específico.
3ª etapa - Avaliação duplo-cega por pares
Dois especialistas na temática da pesquisa serão escolhidos pelo editor associado para avaliar o manuscrito. O prazo para avaliação e resposta ao editor é de 30 dias. Caso os pareceristas indicados não cumpram o prazo, haverá uma negociação quanto à extensão do prazo ou indicação de novo parecerista.
Serão avaliados os seguintes aspectos do manuscrito:
- a estrutura e a qualidade da redação;
- a originalidade e a relevância do conteúdo;
- a clareza do recorte da pesquisa e seus objetivos;
- a pertinência da metodologia em relação aos objetivos;
- a atualidade, pertinência e abrangência das referências;
- a qualidade da fundamentação teórica e do desenvolvimento do manuscrito;
- a consistência dos resultados e a qualidade da discussão;
- a qualidade e pertinência das figuras, tabelas e gráficos.
Para obter maiores detalhes sobre os parâmetros avaliativos, conheça o formulário de avaliação aqui.
Após a avaliação pelos pares, os editores associados tomarão conhecimento dos pareceres e recomendarão as seguintes opções: a) aceitar para publicação; b) aceitar para publicação com correções obrigatórias; c) submeter novamente para avaliação; d) submeter para outra revista; e) rejeitar para publicação.
Poderão ser realizadas quantas rodadas de avaliação os editores julgarem necessárias.
4ª etapa - Revisão, tradução e editoração
Após aceite final do artigo, os editores poderão exigir uma revisão técnica de português, a ser realizada por revisores indicados ou aprovados pela revista. O custo da revisão será de responsabilidade dos autores.
A Revista Docomomo incentiva os autores de artigos aceitos para publicação a realizar a tradução dos mesmos para o inglês para ampliar o alcance dos trabalhos, facilitando a internacionalização das pesquisas. No entanto, o custo da tradução será de responsabilidade dos autores. Reforçamos que a tradução é discricionária, mas altamente recomendada.
Todos os autores de artigos aprovados para publicação deverão assinar a Declaração de autoria.
Os artigos aprovados são publicados em até 1 ano, no máximo, considerando a data de submissão.
Normas editoriais
A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, todos os artigos submetidos antes de enviar para a avaliação por pares.
As pesquisas que envolverem seres humanos devem apresentar parecer aprovado por Comitê de Ética da instituição de origem (incluir como documento na submissão).
Todos os documentos devem ser enviados pelo site da revista. Não serão aceitas submissões por email.
Instituição responsável pela publicação
DOCOMOMO Brasil
ASSOCIAÇÃO DE COLABORADORES DO DOCOMOMO BRASIL
CNPJ: 09.453.690/0001-09
Endereço: Rua do Lago, n° 876, CEP 05508-089, São Paulo, SP