A transmutação do espaço museológico e a modernidade expográfica

(galerias de arte no Rio de Janeiro)

Autores

  • Cêça Guimaraens

Palavras-chave:

galerias de arte, modernismo, arquitetura de museus

Resumo

O trabalho apresenta a análise das galerias do Palácio Gustavo Capanema (PGC), do Centro de Arte Hélio Oiticica (CAHO) e do Paço Imperial. Esses espaços são áreas expositivas dedicadas especialmente à arte contemporânea e estão instaladas em edifícios representativos da constituição histórica e urbanoarquitetônica do Centro do Rio de Janeiro. Considera-se, de início, que as Galerias Funarte e do PGC mantêm alguns dos atributos modernistas fundamentais; portanto, esta “feição” lhes conferiu a categoria de espaço-padrão que cumpriu o papel de configurar a base para o estudo dos demais espaços. Do ponto de vista de elementos definidores da ambiência modernista e da temática específica da arquitetura de museus, as galerias do PGC foram aqui enquadradas na categoria de “espaços expositivos modernos, em transformação”. Por outro lado, na transformação “radicalmente modernista” dos padrões eclético e colonial, que compõem as ambiências das galerias do CAHO e do Paço, verifica-se certa “anomia” excludente no que diz respeito ao tratamento das arquiteturas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CATÁLOGOS Projéteis. Rio de Janeiro: CAV/FUNARTE-MinC, 2005-2006.

BOLETIM SPHAN/FNpM. Brasília, MEC/FNpM, 1985-1987.

GUIMARAENS, C. “A idéia de museu no Brasil modernista”. In Pessôa, J. et alli, Moderno e Nacional. Niterói: Editora da UFF - EdUFF, 2006, p. 183-204.

GUIMARAENS, C. et alli (org). Museografia e arquitetura de museus. Rio de Janeiro: PROARQFAU/UFRJ, 2005.

GUIMARAENS, C. “Proteger o patrimônio na cidade para construir o desejo no museu”. In GAZZANEO, L.M., SARAIVA, S.C. (org) A República no Brasil: ideário e realizações. Rio de Janeiro: Coleção PROARQ, 2003, p. 292-312.

LOURENÇO, M.C. F. Museus acolhem o Moderno. São Paulo, Edusp, 1999.

MONTANER, J. M. “Museu contemporâneo: lugar e discurso”. In Projeto, nº 144, São Paulo,1990, p. 34-41.

PLAGENS, P. “Contemporary Art, uncovered”. In Art in America, February, 2007, p.45 a 51.

RICO, J.C. Museos, Arquitectura, Arte. Espanha: Sílex, 1994.

ZEIN, Ruth V. “Museus em sete versões” In Projeto, nº 144, São Paulo, 1990.

____ “Duas décadas de arquitetura de museus” In Projeto, nº 144, São Paulo, 1990.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

Guimaraens , C. (2025). A transmutação do espaço museológico e a modernidade expográfica: (galerias de arte no Rio de Janeiro). Seminário Docomomo Brasil: Anais, 7, 1–15. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/973