OFICINAS DE MAQUETES DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE VALORIZ(AÇÃO) NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Maquete de Papel, Arquitetura ModernaResumo
Este artigo apresenta as ações extensionistas realizadas por professores do Laboratório de Maquetes e Protótipos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABMAQ/UFRN) em conjunto com estudantes bolsistas e voluntários que objetivam o desenvolvimento de maquetes de papel como instrumento de educação patrimonial. Trata-se de um meio de reconhecimento do patrimônio edificado em favor da sua valorização e preservação, em particular a arquitetura moderna potiguar, utilizando a modelagem tridimensional em escala reduzida como instrumento de conhecimento e de projeto arquitetônico. Objetivou-se proporcionar ao público uma experiência de poder vivenciar a confecção de uma maquete de um edifício que lhe fosse familiar e inserido na paisagem da cidade, despertando neste, a possibilidade de criar uma relação afetiva com este edifício representado e materializado, visando sempre contribuir com a sociedade norte rio-grandense de maneira eficaz, no que se refere ao conhecimento e apropriação do espaço da cidade de forma consciente, e ao mesmo tempo, divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo LABMAQ/UFRN. As ações foram realizadas no Estande do LABMAQ nas CIENTECs de 2015 a 2018. O público visitante diversificado interagiu bem com proposta, participando pessoas de diferentes perfis e faixas etárias, que vão desde crianças em grupos escolares, professores, adolescentes, adultos até famílias inteiras. As etapas de desenvolvimento foram: escolha do objeto arquitetônico trabalhado sob a forma de maquete, modelagem, impressão e corte das peças, testes e montagem. O principal critério de seleção do edifício modelado é ser modernistas de valor patrimonial, cuja forma possibilite uma fácil montagem de maquete.
Downloads
Referências
BARBOSA, Luciano César Bezerra. Ícones urbanos na cidade de Natal: arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar. Tese de Doutorado. PPGAU/UFRN, 2014.
CONSALEZ, Lorenzo; BERTAZZONI, Luigi. Maquetes: a representação do espaço no projeto arquitetônico. Trad. Daniela Maissa. São Paulo: Gustavo Gili , 2014.
DANTAS, George Alexandre Ferreira, DO NASCIMENTO, José Clewton e VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda. O cavalo de batalha moderno: [R]existências, debates e possibilidades em torno do caso do Hotel Internacional Reis Magos. In: Revista CPC, São Paulo, n.22, p.37-69, jul./dez. 2016.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG Evelina; MONTEIRO, Adriana Q. Guia Básico da Educação Patrimonial. Museu Imperial / DEPROM - IPHAN – MINC, 1999. Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.
NACCA, Regina Mazzocato. Maquetes & Miniaturas: técnicas de montagem passo-a-passo. São Paulo: Giz Editorial, 2006.
NASCIMENTO, José Clewton do; OLIVEIRA, Emanuelle Albuquerque de. A (in) sustentável adaptação do poema: considerações sobre a proposta – não concretizada – de adequação do estádio Machadão ao padrão Fifa / copa 2014. Anais do 5° Seminário Docomomo N/NE, 2014.
OTONDO, Catherine; GRINOVER, Marina. Maquetes de papel: Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PEREIRA, Marizo Vitor. Análise da concepção arquitetural à luz da arquiteturologia: um estudo da produção de edifícios de uso não-residencial do arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda, entre 1961 e 1981. Dissertação (Mestrado – UFRN. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2008
PINA, Silvia A. Mikami; BORGES FILHO, Francisco; MARANGONI, Renata França. Maquetes e modelos como estímulo à criatividade no projeto arquitetônico. In O processo de projeto em arquitetura, 132-109. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
ROCHA, Paulo Mendes da. Maquetes de papel: Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SOUZA, Maria Eduarda Araújo. Cinemaiseis: anteprojeto de reuso da Assen em espaço de integração entre cinema e outras artes. TCC (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Natal, UFRN, 2017.
VIEIRA, Rosinaldo. Arquitetura com sinônimo de experiência (Entrevista). In: Podium – Arquitetura & Construção, ano IV, n° 240, 26 de agosto de 2003.
Entrevista com o arquiteto Moacyr Gomes. 2014. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/14.054/4757