HOLANDA MENDONÇA E A DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA NO SUL
Palavras-chave:
Holanda Mendonça, arquitetura moderna, matriz corbusiana, escola cariocaResumo
O artigo retoma exploratoriamente argumentos de recente tese de doutorado sobre o arquiteto Holanda Mendonça apresentada no PROPAR/ UFRGS. Graduado na FNA do Rio de Janeiro em 1946, seu deslocamento imediato ao sul sugere aplicação direta dos pressupostos da Arquitetura Moderna Brasileira da Escola Carioca. O objeto é o estudo de sua obra no Rio Grande do Sul, desde 1948 até morte prematura em 1956, e sua contribuição na introdução e difusão da Arquitetura Moderna em Porto Alegre e no RS. No início dos anos 50, vinculado a forte construtora local e em escritório próprio, produz obras de grande visibilidade, referências no imaginário moderno portoalegrense como os edifícios Formac, Consórcio e Santa Cruz, este ainda o mais alto da capital. O estudo delimita-se a partir de uma amostragem arquitetônica de sua obra, inventariada segundo suas características bidimensionais, volumétricas e espaciais, e por seus elementos arquitetônicos, quantitativa e qualitativamente. A metodologia contempla pesquisa historiográfica e analítica a partir de relações com o contexto teórico, que abrange os ambientes acadêmicos da FNA e da FAU do IBA de Porto Alegre, bem como panoramas das arquiteturas produzidas nos dois locais, o que permite a configuração de um quadro compreensivo da atividade projetual de Holanda Mendonça. A estratégia metodológica, a partir da definição e aplicação de quatro categorias de análise- inserção urbana, percursos, estrutura formal e matriz de análise-, alia-se à intenção de estabelecer analogias com referenciais da escola carioca e que são foco fundamental do trabalho.
Downloads
Referências
ABREU FILHO, Sílvio Belmonte de; LUCCAS, Luis Henrique Haas. A falta que ela nos faz- reflexões sobre a perda da arquitetura moderna em Porto Alegre. ARQtexto nº.3-4, 2003, p.174-178.
ARNHEIM, Rudolf. A dinâmica da forma arquitetónica.Lisboa:Editorial Presença,1988.
BUENO, Marcos Flávio Teiteiroit Bueno. A obra do arquiteto Carlos Alberto de Holanda Mendonça. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. PROPAR/UFRGS. Porto Alegre, 2012.
COMAS, Carlos E.;PIÑON, Hélio. Inventário Arquitetura Moderna em Porto Alegre 1945/65. Editora Marcavisual. Porto Alegre, 2013.
. “Brazil Builts e a bossa barroca: notas sobre a singularização da arquitetura moderna brasileira”. Niterói, Anais do Docomomo 6, 2005.
CORNOLDI, Adriano. La arquitectura de la Vivienda Unifamiliar – manual del espacio doméstico.Editora Gustavo Gili.SA, Barcelona, México,1999.
COSTA, Ana Elisia da. O Gosto pelo Sutil: Confluênicas entre as Casas -Pátio de Daniele Calabi e Rino Levi. Tese (Doutorado em Arquitetura) - FAU - PROPAR-UFRGS, 2011.
FRANKL, P. Principles of Architectural History. MIT Press, 1982.
GONÇALVES, Magali N.C.. A Fronteira do Moderno: Holanda Mendonça e a difusão da Arquitetura Moderna Brasileira no Sul. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. PROPAR/UFRGS. Porto Alegre, 2017.
LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian – Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1995.
LUCCAS, Luís Henrique Haas. Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre: sob o mito do “gênio artístico nacional”. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MACIEL, Carlos Alberto. Villa Savoye arquitetura e manifesto. In http://www.vitruvius.com.br, Arquitextos 024.07ano 02, maio 2002.
PIÑON, Hélio. Forma y Identidad. Revista Summa 73,pg.128, 2009.
RECENA,Maria P.;CASTRO OLIVEIRA, Rogério de. Sistemas de Movimentos e composição arquitetônica: do espaço de posições para o espaço de relações. II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. São Paulo,2014.
XAVIER, Alberto; MIZOGUCHI, Ivan. Arquitetura moderna em Porto Alegre. São Paulo: Pini, 1987.