OS QUARTOS DE EMPREGADA NOS APARTAMENTOS MODERNISTAS NA ORLA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB)

Autores

  • Fernando de Oliveira Morais Mestre, Faculdades Integradas de Patos

Palavras-chave:

quarto de empregada, apartamento, orla, João Pessoa (cidade)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar e revelar as configurações espaciais e os usos contemporâneos do quarto de empregada em apartamentos modernistas na cidade de João Pessoa (PB) entre as décadas de 1950 a 1970. Este cômodo tem passado por transformações na história da casa brasileira, sendo considerado um representante dos resquícios modernos da senzala, e, diante da atual diversificação do modo de morar, questiona-se quais foram as concepções projetuais adotadas e quais são os usos contemporâneos. Deste modo, foram selecionados três edifícios na orla a fim de analisar o projeto in loco e verificar possíveis reformas, além de testemunhar os seus usos. O estudo contribui para o registro arquitetônico, bem como para a discussão acerca dos modos de habitar na sociedade brasileira, além de fornecer subsídios que embasam a ação projetual, trazendo uma reflexão sobre as transformações do quarto de empregada nos apartamentos modernistas na orla da cidade de João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Suely Kofes de. Entre nós mulheres, elas as patroas e elas as empregadas. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Colcha de retalhos: estudos sobre a família no Brasil. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

AUSONIA oferece as melhores condições. In: Correio da Paraíba, João Pessoa, p. 3, 29 nov. 1960.

BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.

CABRITA, António Manuel da Silva Rocha Reis. O homem e a casa: definição individual e social da qualidade da habitação. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Departamento de Edifícios, 1995.

CARVALHO, Ana Tereza Siqueira de. Dependência doméstica: o espaço da empregada na arquitetura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CHAVES, Carolina Marques. Construindo uma cidade moderna: entre a casa e o edifício de apartamentos. In: MOURA FILHA, Maria Berthilde; COTRIM, Marcio; CAVALCANTI FILHO, Ivan (orgs.). Entre o rio e o mar: arquitetura residencial na cidade de João Pessoa. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2016.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2005.

JOÃO PESSOA. Lei nº 1.347, de 27 de abril de 1971. Institui o código de obras do município de João Pessoa. In: Código de obras. Secretária de Planejamento, Prefeitura Municipal de João Pessoa, João Pessoa, 2001.

LARA, Fernando. A exclusão do espaço doméstico. In: Portal Fórum, 02 mai. 2013. Disponível em:

<http://www.revistaforum.com.br/2013/05/02/a-exclusao-no-espaco-domestico/>. Acesso em: 13 mar. 2019.

LEITÃO, Deusdedit. Ruas de Tambaú. João Pessoa: DPG Secretaria de Educação e Cultura, 1998.

LEITÃO, Lúcia. Quando o ambiente é hostil: uma leitura urbanística de Sobrados e Mucambos e outros ensaios gilbertianos. 2ª edição. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Cozinhas, etc.: Um estudo sobre as zonas de serviço da casa paulista. 2.ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

. História da casa brasileira. São Paulo: Contexto, 1996.

MARINS, Paulo César. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: NOVAIS, Fernando (coord.); SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil: República: da belle époque à era do rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, vol. 3, p. 131- 214.

MARTINS, Paula Dieb; MAIA, Doralice Sátyro. O caminho que leva ao mar: a Avenida Epitácio Pessoa, via de expansão e estruturação da cidade de João Pessoa. In: XVI ENANPUR, 2015, XVI ENAMPUR Desenvolvimento Planejamento e Insurgências, Belo Horizonte, 2015.

MORAIS, Fernando de Oliveira. O Quartinho: a dependência doméstica na habitação multifamiliar na cidade de João Pessoa (PB) no Século XXI. 2017. (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2017.

PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros. Difusão da arquitetura moderna na cidade de João Pessoa (1956 – 1974). 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 12ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ROCHA JUNIOR, Rui Vanderlei. Construção arquitetônica contemporânea: a obra de Gilberto Guedes. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

SALEIRO FILHO, Mário de Oliveira. A arquitetura na anarquitetura: Os conceitos de flexibilidades espaciais na produção imobiliária na cidade do Rio de Janeiro. (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/PROARQ, 2009.

SOARES, Thaise Gambarra. A invenção da praia: A construção imagética e a transformação do território da praia de Tambaú, João Pessoa – PB: 1950-1970. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SOUZA, Lêda Maria Teles de. Dependência da empregada: o espaço da exclusão. 1991. (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1991.

VERÍSSIMO, Francisco Salvador; BITTAR, William Seba Mallmann. 500 anos da casa no Brasil: As transformações da arquitetura e da utilização do espaço de moradia. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

ZEVI, Bruno. Saber ver arquitetura. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Morais , F. de O. (2025). OS QUARTOS DE EMPREGADA NOS APARTAMENTOS MODERNISTAS NA ORLA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB). Seminário Docomomo Brasil: Anais, 13, 1–17. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/562