ARQUITETOS ITALIANOS NA ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO:

Confluências Culturais

Autores

  • Fernanda Fernandes Livre-docente, professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Palavras-chave:

arquitetura moderna, racionalismo italiano, trocas culturais

Resumo

Este texto aborda as interlocuções e trocas culturais entre Itália e Brasil a partir das trajetórias profissionais de dois arquitetos italianos de formação moderna, que atuaram em São Paulo, durante e depois da II Guerra Mundial – Daniele Calabi e Giancarlo Palanti. Seu eixo estruturador são as experiências desses arquitetos, que mobilizam no processo de inserção no campo arquitetônico brasileiro redes pessoais e profissionais. Neste sentido busca-se um olhar aproximado que permita identificar no deslocamento a relação que se estabelece entre culturas diversas, que implica em descontinuidades, que qualificam as diferenças e processos de interlocução com a cultura local. A vinda para o Brasil de Calabi e Palanti não é um fenômeno isolado e se insere no processo de deslocamentos de profissionais entre a Europa e América, que promovem no campo arquitetônico a crescente circulação de ideias, modelos espaciais, técnicas de construção e linguagens arquitetônicas. O aquecimento do mercado imobiliário em São Paulo no pós-guerra mobilizado pelo crescimento populacional da cidade e uma acentuada demanda por habitação, abre um espaço de atuação profissional para esses arquitetos. O projeto para a Casa da Infância da Liga das Senhoras Católicas realizado por Calabi e Palanti significa uma inserção mais consistente desses profissionais no campo profissional paulista e a introdução no meio arquitetônico de procedimentos projetuais próprios do racionalismo italiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANELLI, Renato Interlocução com a arquitetura italiana na constituição da arquitetura moderna em São Paulo, Livre Docência, EESCUSP, 2001.

Mediterraneidade nos trópicos. In Rino Levi Arquitetura e cidade (Renato Anelli, pesquisa e texto; Abilio Guerra, coordenação editorial; Nelson Kon, ensaios fotográficos). São Paulo, Romano Guerra Editora, 2001.

BETTINI, Sergio Opere dell’ architetto Daniele Calabi. In Architettura Cronache e Storia, 1957, p.8-25.

BONFATI, E.; PORTA,M. Il Gruppo BBPR nella cultura architettonica italiana 1932-1970. Milano, Hoepli,2011.

BUCCI, F. , IRACE, F.(org) Zero Gravity. Franco Albini. Costruire Le modernità. Milano, Electa, 2006, p.75-77.

CALABI, D.; LANARO, P. La città italaina e I luoghi degli stranieri XIV-XVIII secolo. Roma- Bari, Laterza, 1998.

CIUCCI, G. Gli architetti e il fascismo. Milano, Einaudi, 1989

CIUCCI, G. ; DAL CO, F. Architettura italiana del 900. Milano, Electa, 1995.

COHEN, J.L. Scènes de la vie future. L’architecture européenne et la tentation de l’ Amerique 1893-1960.

DEBENEDETTI, E. ; SALMONI, A. Arquitetura italiana em São Paulo. São Paulo, Editora Perspectiva, 1981

FAROLDI,E. ; VETTORI, M. P. Itália Brasile, dialoghi di architettura, Abitare 374, junho 1998, p.56

LANNA, A. L. D. et al.(orgs) São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo, Alameda, 2011, pp.497-520.

LIERNUR, J.F. Um nuovo mondo per lo spirito nuovo: Le scoperte dell’America Latina da parte della cultura architettonica del XX secolo. In Zodiac 8, fevereiro 1993.

MUMFORD,E. The CIAM Discourse on Urbanism, 1928-1960. London, Cambridge/Massachusetts, The MIT Press, 2000, pp.183-85.

NOBRE, A.L. Documento – Henrique Mindlin, profissão arquiteto. In AU n.90, jun-jul 2000, p.77-81.

OCKMAN, J. Los años de la guerra: Nueva York, Nueva Monumentalidad. In Xavier Costa/ Guido Hartray (orgs) Sert. Arquitecto en Nueva York. Barcelona, Actar, 1997; pp.22-45 PATETTA, L. Il razionalismo e l’architettura in Italia durante il fascismo. Milano, Electa, 1994. SANCHES, A. C. A obra e a trajetória do arquiteto Giancarlo Palanti. Italia e Brasil. Mestrado, EESCUSP, 2004.

TAFURI, M. Storia dell’ Architettura italiana 1944-1985. Torino, Einaudi,1982.

YOSHIDA, C.B. Henrique Ephin Midlin: o homem, e o arquiteto. São Paulo: Instituto Roberto Simonsen, 1975

ZUCCONI, G.(org) Daniele Calabi: architettura e progetti 1932-1964. Veneza, Marsilio, 1992.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Fernandes, F. (2025). ARQUITETOS ITALIANOS NA ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO:: Confluências Culturais. Seminário Docomomo Brasil: Anais, 13, 1–15. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/531