O BRUTALISMO DE RÉGIS CAVALCANTI

Autores

  • Fernando de Oliveira Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Elis Dantas Medeiros Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Arquitetura moderna, João Pessoa, Régis Cavalcanti

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar algumas residências do arquiteto Régis Cavalcanti no panorama da arquitetura brutalista em João Pessoa (PB). Através da observação analítica dos projetos arquitetônicos, é possível encontrar, na concepção e nos elementos empregados, aspectos que caracterizam esta corrente, tais como a exposição aparente do concreto bruto, uso de volumes hierárquicos e do “grande abrigo”. Conceitualiza-se então as obras, dentro do contexto brutalista local, restringindo-as no recorte temporal da década de 1980 e registrando os aspectos estético-construtivos e plástico-formais que revelam uma produção estilística pertinente ao arquiteto, mediante à multiplicidade de influências e de vertentes modernistas que geraram produtos distintos, que apresentam uma forma de expressão e representação da transformação da linguagem arquitetônica, frente ao desenvolvimento tecnológico e as condições climáticas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, Ricardo Ferreira de. Arquitetura residencial em João Pessoa-PB: a experiência moderna nos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

. Aspecto plástico (1980-1988). Trabalho final de graduação. João Pessoa: CAU/UFPB, 1989.

Bruand, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Diniz, Érika. Brutalismo? Sim, sinhô! Trabalho de Estágio Supervisionado VI. João Pessoa: CAU/UFPB, 2010.

Frampton, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Holanda, Armando. Roteiro para construir no Nordeste – Arquitetura como lugar ameno nos trópicos ensolarados. Série Estudos Urbanológicos. Publicação no. 7 do programa de Pósgraduação em Desenvolvimento Urbano da Faculdade de Arquitetura. UFPE, 1976.

Montaner, Joseph. Arquitetura e crítica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

Morais, Fernando de Oliveira. Brilho eterno de uma residência com lembranças: Residência Antonio Ribeiro da Costa em João Pessoa-PB. Natal, IV DOCOMOMO Norte/Nordeste, 2012.

ZEIN, Ruth Verde. Brutalismo, sobre sua definição (ou, de como um rótulo superficial é, por isso mesmo, adequado). Arquitextos (on-line) 084.00, ano 07, 2007.

Downloads

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Morais, F. de O., & Medeiros, E. D. (2025). O BRUTALISMO DE RÉGIS CAVALCANTI. Seminário Docomomo Brasil: Anais, 10, 1–17. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/366