Arquiteto Jorge Bomfim
Análise Projetual - Edifícios FAECO e FAFIL
Palavras-chave:
Escola, Paulista, BrutalistaResumo
Este artigo apresenta um estudo de reconhecimento e reflexão crítica, tomando como base a documentação primária de edifícios e obras, e sua leitura e interpretação através de meios gráficos e fotográficos. Exemplifica esta abordagem através da análise de dois edifícios pertencentes ao campus do Centro Universitário do ABC (atual Fundação Santo André),projetados na década de 1960 pelo arquiteto Jorge Bomfim.
Graduado em 1959 pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie, Jorge Bomfim possui uma significativa produção arquitetônica de residências unifamilares, edifícios institucionais e residenciais, localizados principalmente na cidade de Santo André/SP, onde reside e possui um ativo escritório de arquitetura.
Na década de 1960, após sua graduação, atuou como coordenador do Departamento de Arquitetura da prefeitura de São Bernardo do Campo. Coube ao arquiteto Jorge Bomfim e equipe, o projeto e execução de diversos edifícios institucionais, entre estes, o conjunto do Paço Municipal. Como responsável pelo Departamento de Arquitetura, visando atender a grande demanda de edifícios públicos a serem construídos, Bomfim convidou outros jovens arquitetos como Paulo Mendes da Rocha e João De Genaro; Ubirajara Gilioli, Paulo Melo Bastos e Léo Bomfim Jr. a projetarem na cidade de São Bernardo do Campo.
Os edifícios a serem apresentados neste artigo, conhecidos com FAFIL (Faculdade de Filosofia) e FAECO (faculdade de Economia), pertencem ao Centro Universitário do ABC, implantado à época em resposta à crescente necessidade, por parte das empresas e pelo poder público da região, em recrutar profissionais qualificados para trabalhar em cargos de chefia, docência, pesquisa, entre outros.
Assim como a grande maioria dos projetos executados por Jorge Bomfim, os edifícios do Centro Universitário do ABC apresentam como característica, um alinhamento com a Arquitetura Paulista Brutalista, onde são evidentes os ensinamentos obtidos pelo arquiteto durante sua graduação na Faculdade Arquitetura Mackenzie e a síntese entre a expressão plástica e o uso da técnica construtiva na composição do projeto de arquitetura.
Não muito presente nos livros de arquitetura que possuem como tema a produção arquitetônica ligada ao Brutalismo, Jorge Bomfim, a exemplo de outros arquitetos formados no Mackenzie neste período como Carlos Milan, Paulo Mendes da Rocha, Telésforo Cristofani, entre outros, realizou uma produção durante as décadas de 1960 e 1970 que pode ser classificada, devido às suas características técnico-formais como “arquitetura paulista brutalista” e sua produção posterior, notadamente a de edifícios residenciais durante as décadas de 1980 e 1990, pode ser considerada como representante da “escola” que se desenvolveu a partir desta tendência arquitetônica.
Downloads
Referências
ACRÓPOLE. n.355. São Paulo, outubro de 1968.
ACRÓPOLE. n.366. São Paulo, dezembro de 1969.
BASTOS, Maria Alice Junqueira. Pós-Brasilia: Rumos da Arquitetura Brasileira. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2003.
BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após 1950. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2010.
BOMFIM, André Fabiano Snabaitis. Bomfim Arquitetura Construída. Santo André, Ed. Ipsis, 2013.
BOMFIM, Jorge Olavo dos Santos. Jorge Bomfim – portifólio impresso. Santo André, Grande ABC artes gráficas ltda. 1992.
BOSCARDIN, Luiz. Arquiteto Jorge Bomfim – A produção de edifícios residenciais no ABC Paulista, análises projetuais das características técnico-formais. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
LEITE, Denivaldo Pereira. Inventário de Arquitetura Moderna no ABC. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
ZEIN, Ruth Verde. A arquitetura da Escola Paulista Brutalista: 1953-1973. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, Porto Alegre, 2005.