Suburbanização e Revitalização

Dois Estudos de Caso na Alemanha

Autores

  • Ana Lucia Vieira dos Santos
  • Anna Carla Mello da Rocha
  • Carmem Valéria Celano
  • Eduardo Rocha de Oliveira Filho
  • Flávia Brito do Nascimento
  • Liane Flemming
  • Sandra Lemos Coelho
  • Marcia Botelho Junqueira
  • Cêça Guimaraens
  • Gustavo da Rocha Peixoto

Resumo

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do convênio internacional entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO e a BAUHAUS DESSAU FOUNDATION, coordenado pela profª. Marcia Botelho Junqueira, com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O convênio possibilitou o trabalho integrado de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ,da pós-graduação e da graduação, em parceria com outras escolas localizadas nos EUA,Alemanha e Brasil, na fase piloto do BAUHAUS KOLLEG, curso de pós-graduação da BAUHAUS DESSAU FOUNDATION.O tópico selecionado para a fase piloto do BAUHAUS KOLLEG foi Urban Sprawl, a suburbanização da área urbana que ameaça a cidade européia tradicional. Foi escolhida a região industrial de Bitterfeld- Wolfen, na Alemanha, já objeto de estudos anteriores da BAUHAUS. O trabalho proposto envolveu a análise crítica da arquitetura e planejamento da era moderna, do desenvolvimento dos agrupamentos urbanos e da história da própria BAUHAUS. A renovação urbana em Bitterfeld- Wolfen pressupõe a discussão do tipo de cidade que podemos estabelecer para o final do século XX. A destruição da densidade compacta dos centros das cidades européias, a fragmentação da área urbana, a migração de funções urbanas como viver, trabalhar e lazer são os principais tópicos da discussão. O fim da cultura urbana industrial e a mediatização das culturas locais exigem estratégias inovadoras para renovação urbana. A equipe da FAU-UFRJ trabalhou as áreas de Wolfen Nord, cidade-satélite do período comunista, e o centro histórico da cidade de Bitterfeld. A pesquisa abordou a região como um todo, através de conceitos de desenvolvimento sustentável, conservação de energia, preservação do meio ambiente e significado do espaço construído. As discussões sobre o futuro desenvolvimento da região apontaram para a manutenção das indústrias químicas, crescimento da indústria turística e criação de polo tecnológico para estudos de manejo ambiental e despoluição.O Centro Histórico de Bitterfeld e a cidade satélite de Wolfen Nord foram discutidos à luz das tendências de suburbanização e encolhimento, da preservação do  patrimônio cultural da era industrial e do desenvolvimento sustentável, tendo em vista as experiências brasileiras na área de revitalização de centros históricos e recuperação de conjuntos habitacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOYER, M. Christine. Cybercities Visual Perception in the age of electronic communication. New York: Princeton Architectural Press, 1996.

GHIRARDO, Diane. Architecture after Modernism. London, New York: Thames and Hudson, 1996.

GRAHAM, Stephen , MARVIN, Simon (ed.). Telecommunications and the City New York, London: Routledge, 1996.

HUYSSEN, Andreas. Twilight Memories (Marking Time in a Culture of Amnesia). New York, London: Routledge, 1995.

LANE, Barbara Miller. Architecture and Politics in Germany 1918-1945 . Cambridge, Massachusetts, London, England :Harvard University Press, 1985.

RAJCHMAN, John. Constructions. Cambridge, Massachusetts London, England: Massachusetts Institute of Technology, 1998.

TSCHUMI, Bernard. Architecture and Disjunction. Cambridge, Massachusetts London, England : The MIT Press,1998.

VIRILIO, Paul. Open Sky. London, New York : Verso ,1997.

WELSCH, Wolfgang. Undoing Aesthetics. [?]: SAGE Publications , 1997.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

Santos, A. L. V. dos, Rocha, A. C. M. da, Celano, C. V., Filho, E. R. de O., Nascimento, F. B. do, Flemming, L., … Peixoto, G. da R. (2025). Suburbanização e Revitalização: Dois Estudos de Caso na Alemanha. Seminário Docomomo Brasil: Anais, 3, 1–12. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/214