Arquitetura Moderna e Pesquisa Tecnologia

A Contribuição do IPT (1934-1964)

Autores

  • Nicole Boehringer

Resumo

Nesta comunicação, procura-se verificar como se deu a evolução da pesquisa tecnológica vinculada à construção civil em São Paulo, baseando-se principalmente nas atividades do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, no qual o Laboratório de Ensaio de Materiais da Escola Politécnica é transformado para obter maior autonomia em 1934. Para tanto, deu-se maior importância a duas áreas em particular: a de concreto e a de tecnologia habitacional, focalizando o apoio técnico prestado às indústrias deste setor e aos esforços realizados para permitir a normalização e a standartização de materiais e métodos. Procura-se determinar quais foram as necessidades e influências que nortearam as pesquisas tecnológicas do período, e como o Instituto enfrentou as dificuldades que surgiam, tanto com respeito à falta de técnicos nacionais como também pelas características sócio-econômicas e culturais do meio em que atuava. Também há que se salientar o papel desempenhado pelo IPT na formação de  especialistas, indispensável para o desenvolvimento da indústria nacional. Como é
que se davam as relações indústrias/IPT? Que suporte ao desenvolvimento da pesquisa as indústrias ofereciam ao IPT? E como o IPT respondia às suas solicitações? Também há que se observar as  mudanças que se deram no período histórico em questão.Como o IPT enfrentou os problemas técnicos colocados pela verticalização da cidade, pela adaptação e posterior produção da tecnologia do concreto em São Paulo, elemento este que de simples material de construção transformou-se em linguagem, passando a traduzir modernidade.Por fim, esta comunicação enfatiza que a contribuição do IPT às propostas modernas de habitação configura apenas uma faceta da abrangente atuação do mesmo, no período em questão.Em especial durante as primeiras décadas abordadas, o IPT desenvolveu uma parceria muito intensa com o Estado, elaborando normas técnicas, realizando testes e pesquisas, assim como fornecendo apoio técnico necessário para a realização de grandes obras de infra-estrutra,
fundamentais para a urbanização e reorganização do território em bases modernas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOASE, Arthur. “South American Building is Challenging”. In Engineering News Records, 19 de Outubro de 1944.

FICHER, Sylvia. “Ensino e Profissão. O curso de engenheiro-arquiteto da Escola Politécnica de São Paulo”. Tese de Doutoramento. São Paulo, Faculdade de Filosofia, História e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,1989.

FICHER, Sylvia. “Edifícios altos no Brasil”. In Espaços e Debates n. 37. São Paulo, 1994.

FRAMPTON, Kenneth. Modern Architecture: a critical history. New York, Thames and Hudson Inc., 1992.

GORDON, Hélio Júlio. “O IPT, um marco na tecnologia nacional”. Tese de Mestrado. São Paulo, Faculdade de Filosofia, História e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1986.

LUDOLF, Mário Leão. “Especificação, prática simplificada, padronização” In Boletim do IPT n. 4. São Paulo, LEM, 1931.

MEILLER, João Luiz e SILVA, Francisco Ignácio de Araújo. “Meio Século de Tecnologia (1899 - 1949)” In

Boletim do IPT n. 34. São Paulo, IPT, 1949.

MOLINARI, Gilberto. “Bolsa de Estudos ‘Cimento Perús’ e a Formação de Técnicos Especializados”. São Paulo,Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

ROMANO, Rômulo Lemos. “Especificações para os Cimentos - Balanço de nossa Situação - Orientação a seguir para se obter uma Especificação racional” In Boletim do IPT n. 5. São Paulo, IPT, 1931.

SILVA, Francisco Ignácio de Araújo. “Deficiências na recepção dos materiais nas repartições técnicas. Necessidade de especificações” In Boletim do IPT n. 4. São Paulo, LEM, 1931.

SILVA, Francisco Ignácio de Araújo. “Meios para formar especialistas - exemplo do IPT” in Revista Industrial de São Paulo n. 1, 1940.

TORRES, Ary F. “Dosagem de Concretos” In Boletim do IPT n. 1. São Paulo, IPT, 1936, 3a. edição.

TORRES, Ary F. “Dosagem Racional dos Concretos” In Boletim do IPT n. 3. São Paulo, LEM, 1929.

TORRES, Ary F. “Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Histórico de sua Evolução” In Boletim do IPT n. 20. São Paulo, IPT, 1939.

TORRES, Ary F. “Organização de cadernos de especificações para o recebimento de materiais” In Boletim do IPT n. 4. São Paulo, LEM, Maio de 1931.

VARGAS, Milton. “Os cem anos da Politécnica de São Paulo” In VARGAS, Milton. (Org.) Contribuições para a História da Engenharia no Brasil. Comemorativo do centenário da Escola Politécnica de São Paulo. São Paulo, EDUSP, 1989.

VARGAS, Milton. “Engenharia Civil na República Velha” In VARGAS, Milton. (Org.) História da Técnica e da

Tecnologia no Brasil. São Paulo, Editora UNESP, 1994.

VASCONCELOS, Augusto Carlos de. “História do concreto armado no Brasil” In VARGAS, Milton. (Org.)

Contribuições para a História da Engenharia no Brasil. Comemorativo do centenário da Escola Politécnica de São Paulo. São Paulo, EDUSP, 1989.

VASCONCELOS, Augusto Carlos de. O concreto no Brasil – vol.1: Recordes, Realizações, História. São Paulo,Editora Copiare, 1985.

“Como um americano vê o Brasil”. In Concreto. Julho/Outubro de 1944.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

Boehringer, N. (2025). Arquitetura Moderna e Pesquisa Tecnologia: A Contribuição do IPT (1934-1964). Seminário Docomomo Brasil: Anais, 3, 1–14. Recuperado de https://publicacoes.docomomobrasil.com/anais/article/view/202